Manutenção Preventiva dos Geradores de Energia
A manutenção preventiva dos geradores de energia serve para aumentar a vida útil do equipamento, aumentando seu custo-benefício. Além disso, a manutenção periódica inibe e previne potenciais problemas, evitando falhas no sistema e dores de cabeça.
Equipamentos que são usados eventualmente podem apresentar falhas ao serem ligados, enquanto aqueles que funcionam de forma contínua apresentam desgastes comuns ao tempo. Por isso, a manutenção preventiva é importante. Ela antecipa possíveis problemas que, se ocorrerem, custarão muito mais a fornecedores e clientes.
A manutenção preventiva é importante para garantir o funcionamento correto, com capacidade de produzir energia conforme o produto promete.
Existem outros dois tipos de manutenção, a preditiva e a corretiva. A preditiva é feita quando o equipamento atinge um determinado tempo de funcionamento. Nesse caso, é preciso substituir filtros, óleo lubrificante ou alguma outra peça.
A manutenção corretiva é bastante comum. Ela é feita quando o gerador de energia já apresenta algum defeito que impossibilite ou prejudique seu funcionamento. Esse tipo de manutenção é mais custoso e é, por isso, que a manutenção preventiva é a melhor saída.